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Inatividade física e home office não combinam

Com o período de distanciamento social o trabalho em home office ganhou força e se tornou uma realidade que, muitos dizem, veio para ficar!

Com isso, diversas mudanças bruscas aconteceram em nossa rotina. No que se refere ao nível de atividade física, muitos de nós não estamos nos movimentando da mesma maneira de quando trabalhávamos fora, se limitando na distância entre o quarto, a cozinha, o banheiro e a mesa de trabalho.

É preciso se movimentar

O movimento é uma das principais características do corpo humano e entendemos como necessário respeitar esta questão, mas na medida em que o tempo vai passando, a tecnologia está sendo inserida em nossas vidas.

Por mais que ela colabore para agilizar as atividades do dia-a-dia, existe um efeito colateral que toda essa comodidade nos proporciona: as pessoas estão se movimentando cada vez menos. Inclusive, estudos indicam que a inatividade física na quarentena pode ser comparada a pessoas que realizam viagens espaciais ou até mesmo as que estão em encarceramento, devido à baixa frequência de atividade física

O que a Inatividade física pode causar?

A Inatividade é uma condição comum entre os brasileiros e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) somam os 46% da população. O aumento do peso corporal é um fator muito relevante, mas outros fatores devem ser levados em consideração por nós:

  • Diminuição de estímulos cardiorrespiratórios, gerando maior fadiga na execução das principais tarefas do dia;
  • Os músculos são menos utilizados e acabam ficando “preguiçosos”;
  • O controle do estresse fica cada vez mais difícil;
  • Dificuldade nas atividades de vida diárias e uma sensação de cansaço excessivo no final do dia;

Por outro lado, a atividade física nos traz vários benefícios que em algum momento da vida podemos sentir falta. Nos mantendo ativos, podemos manter os níveis normais nos exames de sangue, trabalhar os músculos, articulações e consequentemente o fluxo sanguíneo. Nosso objetivo maior é sempre mantermos a disposição e a saúde, para que o estresse seja controlado e a produtividade aconteça positivamente.

Vamos pensar na melhor maneira para criar novas práticas?

– Se organize com relação ao seu tempo, separe um momento para cuidar de você e se revigorar;

– Inicie hábitos saudáveis pensando sempre no seu limite, o início gradativo é fundamental;

– Mantenha um equilíbrio entre as atividades, a alimentação e o descanso;

– Pegue leve com você, se permita relaxar quando necessário e dê valor também para sua saúde mental;

– Selecionar atividades prazerosas é fundamental para não ocorrer a desmotivação;

– Não precisamos gostar de academias ou estúdios, praticar atividade física em locais ao ar livre poderá fazer bem.

Sabemos que a tecnologia é fundamental, porém é muito importante levar em consideração as consequências que seu uso excessivo pode nos causar. É preciso buscar um equilíbrio entre a atividade de trabalho e a atividade física.

Aqui, nosso objetivo será sempre te ajudar a obter uma nova organização, nova rotina e, consequentemente, criar hábitos mais saudáveis.

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Rafael Piacenti

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Sócio-fundador da ElevaLife, possui formação em fisioterapia esportiva, postural e ergonomia e atua na área da saúde do trabalhador desde 2009.
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