combate ao estresse

Dia Mundial de Combate ao Estresse: fatores positivos ao manejo

Para conscientizar a população sobre a importância da saúde e equilíbrio mental, celebra-se, em 23 de setembro, o dia mundial de combate ao estresse, condição comum que afeta milhares de pessoas de todas as idades, classes sociais e etnias ao redor do mundo.

Embora nosso organismo tenha recursos para lidar com situações agudas de estresse, muitas vezes nosso corpo e mente são afetados negativamente pelos efeitos do estresse crônico, como o que estamos vivenciando decorrente da pandemia do COVID-19.

Ansiedade em relação às incertezas, mudanças globais e isolamento social são algumas das situações as quais estamos tendo que lidar e que exercem a função de estressores em nosso organismo, criando como consequência a reação adaptativa que denominamos estresse.

Muitas vezes não temos controle sobre os estímulos estressores que são consequência de condições multifatoriais. No entanto, podemos aprender a regular nossa resposta frente a tais estímulos, influenciando dessa maneira como sentimos o estresse e utilizando-o ao nosso favor.

O manejo do estresse

Alguns fatores podem influenciar positivamente no manejo do estresse e estão ligadas à prática do autocuidado, como o sono adequado, a alimentação equilibrada, o estilo de vida ativo e momentos de práticas meditativas (como mindfulness, yoga ou chi kung).

A redução do convívio e relacionamento social nos últimos meses tem sido fonte de desequilíbrio emocional, e formas criativas e seguras por meio da tecnologia foram necessárias para manter o contato com amigos e familiares.

Um outro fator que exerce grande influência na maneira como lidamos com o estresse diz respeito ao modo como percebemos o estresse.

Algumas pessoas tendem a ver o estresse como um inimigo a ser eliminado de nossas vidas. Outras podem percebê-lo como um desafio, podendo inclusive, por vezes, utilizá-lo como um recurso a seu próprio favor.

O que vai determinar a forma de encarar está muito ligado ao autoconhecimento, que tende a levar a autorreflexões importantes e tomadas de decisões mais equilibradas.

Confira neste vídeo, dicas de como o estresse pode ser utilizado de forma positiva para manter uma vida mais equilibrada e saudável:

E você, como percebe o estresse?

E lembre-se: se você perceber ou sentir que sozinho não está dando conta de lidar com o estresse, procure ajuda de um médico ou psicólogo.

Na ElevaLife desenvolvemos o Programa Online de Controle do Estresse e Equilíbrio Emocional com o objetivo de proporcionar o aprendizado de recursos psicológicos como estratégia de enfrentamento às adversidades e ampliação do autoconhecimento, por meio das seguintes atividades semanais:

+ Webinar com psicólogo todas às terças-feiras das 18h às 18:40h, com espaço para perguntas e respostas.

+ Aula prática de meditação e mindfulness todas às quintas-feiras das 18h às 18h30.

+ Envio de conteúdo de apoio, como podcasts, textos curtos e vídeo-aulas.

Quer saber como levar este programa aos colaboradores de sua empresa? Entre em contato por contato@elevalife.com.br

André Rizzi

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Fisioterapeuta e psicólogo. Dedica-se ao estudo e prática de métodos integrativos mente-corpo, com especialização em controle do estresse, alterações do sono e dores crônicas. Mestrando em Psicologia Social pela USP, atua como membro pesquisador do IP-USP e possui 20 anos de experiência em prática e ensino de meditação.
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