Dia Mundial sem Tabaco

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Dados da OMS apontam que um terço da população mundial adulta é fumante.

De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Segundo a Anvisa, o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas a cada ano no Brasil. Atualmente, cerca de 25 milhões de pessoas são fumantes no País, mas este número está caindo.

As doenças provocadas pelo tabagismo são muitas, estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).

Além disso, esses estudos mostram que o tabagismo é responsável por:

  • 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos (risco 5 vezes maior de sofrer infarto);
  • 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; (risco 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar);
  • 90% dos casos de câncer no pulmão; (risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão);
    Além disso, o tabagismo pode causar:

Impotência sexual no homem;

  • Aneurismas arteriais;
  • Úlcera do aparelho digestivo.
  • Ao parar de fumar o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo.

Se parar de fumar agora…

 

Quanto mais cedo deixar de fumar, menor o risco de adoecer. Quem não fuma aproveita mais a vida! Adote essa ideia!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top