Ergonomia Organizacional: conheça como nos tornamos referência em empresas de médio e grande porte

A gestão de ergonomia organizacional em empresas passou a ser considerada um serviço essencial para promover conforto, segurança e eficiência na rotina dos trabalhadores de uma organização, prevenindo doenças e acidentes ocupacionais e todas as consequências sociais e econômicas geradas por estes.

Além da preocupação com o bem-estar da população ser uma tendência mundial, com as novas diretrizes de Gestão de Riscos Ocupacionais (GRO), os requisitos de implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e a atualização da redação da NR-17  e NR-01, ganhou mais força a necessidade de se fazer uma gestão eficaz da ergonomia no ambiente de trabalho.

Durante esta leitura gostaríamos de nos apresentar e contar como a ElevaLife se tornou referência em projetos de gestão de ergonomia, inicialmente em empresas da Grande São Paulo e recentemente em outras regiões do Brasil, além de explicar a você sobre alguns pontos essenciais para uma gestão eficaz!

Boa leitura!

A Trajetória da ElevaLife em Ergonomia Organizacional, física e cognitiva

A nossa trajetória teve início no final de 2007, quando um fisioterapeuta (João Barbosa) iniciou seu trabalho em uma indústria multinacional de higiene e cuidados pessoais da região do Alto Tietê.

Durante os primeiros meses na empresa, nos intervalos entre o atendimento de um paciente e outro, visitas eram feitas no chão de fábrica, que despertaram uma vontade enorme de entender os processos da indústria e implantar ações de melhorias das condições de trabalho.  

O fisioterapeuta tinha certeza de que estas novas ações poderiam melhorar os indicadores osteomusculares e as queixas dos trabalhadores. Neste momento, João Barbosa descobre a sua nova paixão: a Ergonomia!

Nos primeiros anos de carreira do João foram muitos desafios e aprendizados, que levaram nosso sócio a publicar um trabalho no congresso mundial de ergonomia em 2012, e se tornar um ergonomista Certificado pela ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) com reconhecimento da IEA (Associação Internacional de Ergonomia).

Em paralelo, Rafael Piacenti, nosso outro sócio, começa a atuar em 2009 como ergonomista em uma indústria multinacional do ramo de máquinas agrícolas, onde também obteve grandes aprendizados e experiências.

Passando a ter contato com conceitos de Lean Manufacturing na prática, Rafael trouxe à ElevaLife uma maior visão de processos eficientes e enxutos.

Alguns anos depois, em 2014, João Barbosa e Rafael Piacenti, que estudaram juntos na faculdade de fisioterapia, se reencontraram e juntaram forças para formar a ElevaLife!

Como aplicar a Ergonomia Organizacional no negócio?

Como abordamos anteriormente, a ergonomia está recebendo cada vez mais importância no mercado, principalmente após as novas diretrizes de GRO e PGR.

Em um comparativo do ano de 2015 para 2021, houve um aumento de 33% das empresas que tiveram interesse em implantar ações de saúde e bem-estar para seus trabalhadores, de acordo com a pesquisa da WTW.

Portanto, a preocupação com a saúde dos trabalhadores é uma tendência mundial.

Para aplicar a ergonomia e obter resultados é preciso contar com um time especializado em ergonomia, visto que é uma área que demanda amplo conhecimento e experiência de mercado.

Além de ajudar a sua empresa a cumprir as exigências legais, o objetivo da ElevaLife é promover maior bem-estar físico, mental e social para os seus trabalhadores.

Confira abaixo a experiência dos nossos especialistas!

Time de Profissionais Especialistas em Ergonomia

Além da atuação de nosso time nas empresas, promovemos cursos de ergonomia e nossos profissionais contam com experiências em cursos técnicos, graduação e pós-graduação da disciplina de ergonomia.

Desta forma, podemos afirmar, com toda segurança, que temos um time muito forte de ergonomistas na Elevalife.

Da direção à operação, nossos profissionais vivem a ergonomia diariamente e buscam aplicar os conceitos de gestão a todo instante.

Nosso método de gestão de ergonomia conta com diferenciais, que estão sendo aplicados atualmente em mais de 15 plantas industriais no Brasil, confira a seguir:

Os principais pontos de destaque de gestão da ElevaLife são:

  • Diagnóstico preciso e Plano de Ações focado na solução com maior efetividade possível;
  • Trabalho constante para envolvimento das lideranças das áreas na execução das ações, com indicadores de status de ações segmentado por responsável, setor e geral;
  • Utilização de OKRs para planejamento trimestral (se não conhece OKR veja mais aqui);
  • Indicadores mensais da performance da Gestão com acompanhamento por dashboard;
  • Alinhamento do conceito de perigos e riscos utilizados pela sua empresa para o PGR/GRO, incluindo a ergonomia nas mesmas diretrizes dos demais riscos ocupacionais da sua empresa;
  • Suporte para projetos e concepções com profissionais altamente qualificados.

Agora que você já conhece a importância da gestão de ergonomia organizacional, física e cognitiva em uma empresa, agende um bate-papo com a nossa equipe para discutir um plano de implantação ou melhoria da gestão de sua empresa!

João Barbosa

View posts by João Barbosa
Sócio da ElevaLife, graduado em Fisioterapia (2006), especialista em Ergonomia pelo Senac (2009), ergonomista certificado pela ABERGO. Professor de ergonomia na pós-graduação em Eng. Segurança do Trabalho (UMC) com artigo publicado no Congresso Mundial de Ergonomia (IEA 2012).
Scroll to top