Janeiro Branco – A Importância de Cuidar da Saúde Mental dos Colaboradores

Quando falamos em saúde do corpo, todos aceitam o cuidado preventivo. Faz sentido cuidar do corpo para que ele não sofra e adoeça, não é mesmo? Para que no futuro possamos ter qualidade de vida. Mas e da mente?

Pensando nisso, psicólogos de Uberlândia (MG) criaram o Janeiro Branco, para incentivar as pessoas a mudarem suas vidas e buscarem o que as faz felizes, convidando-as a entender que, assim como os anos, a vida é feita de ciclos, de forma que, com empenho, podemos encerrar aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos trarão felicidade.

O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço, da renovação.  É nesse período que muita gente recarrega as baterias para cumprir as promessas de Ano Novo e renovam-se os planos e os projetos em busca da felicidade, realizações e conquistas.

A escolha da cor branca é inspiradora: é a partir do branco que toda cor pode surgir, possibilitando colorirmos nossas vidas com o tom que desejarmos. O branco é, afinal, um convite à criatividade, remetendo à ideia de que para ter saúde mental, precisa estar em harmonia com todas as áreas de sua vida.

O objetivo principal da campanha é chamar a atenção de todo mundo para o tema da saúde mental na vida das pessoas, é expandir a necessidade de ver que a saúde mental e emocional está diretamente ligada ao bem-estar, ao trabalho e à convivência social. Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças, como depressão, ansiedade, bipolaridade. Temas bastante discutidos principalmente no ambiente de trabalho.

Um levantamento da agência de recrutamento Monster.com, realizado em 2014, mostrou que 42% dos entrevistados já trocaram de emprego por conta de um ambiente de trabalho excessivamente estressante. O mesmo estudo revelou que o estresse no trabalho causou doenças em 61% dos pesquisados.

Por essas razões, grandes corporações têm investido cada vez mais eu seus ambientes de trabalho. Gigantes como a Google, referência em bem-estar corporativo, têm buscado novas soluções para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores durante as horas do expediente.

A partir daí, é importante avaliar o que pode ou não ser modificado dentro da organização. E o último passo é investir em ações para melhorar o ambiente e a qualidade de vida do funcionário.

A boa notícia é que muitas medidas são simples, e devem ser tomadas por todas as empresas que visam criar um clima agradável dentro da organização, a fim de evitar problemas com os empregados. Vejamos, então, algumas dessas boas práticas:

  • Estimule a alimentação saudável
  • Invista em atividades físicas dentro do trabalho
  • Dê feedbacks positivos e entre outros.

Além disso existem metodologias específicas para mensurar os níveis e fontes de estresse no ambiente de trabalho, e nós podemos ajudar sua empresa com a aplicação destas metodologias, interpretação das respostas e com nosso programa de Saúde Mental, como mais uma forma positiva de prevenção e de acesso a saúde para sua empresa! Para maiores informações entre em contato conosco: contato@elevalife.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top