culpa por descansar

Não sinta culpa por descansar!

Desde a chegada da pandemia e a necessidade para muitos do trabalho Home Office, a cobrança e o anseio pela produtividade se tornaram presentes, trazendo preocupações e elevando a ansiedade de quem precisa passar por isso.

Estarmos em casa traz uma falsa ideia de que desaceleramos, quando, ao contrário, estamos buscando atividades a todo momento que nos façam sentir úteis e produtivos.

Trabalhar em casa, sem o contato pessoal com os colegas de trabalho pode nos dar a sensação de que precisamos produzir mais para comprovar para a equipe e/ou empresa de que estamos “rendendo”, mesmo estando em casa.

Não ter a diferença entre ambiente de casa e ambiente de trabalho faz com que gente perca a sensação de “não estou mais na empresa, já posso relaxar”.

Consequências da falta de descanso

A preocupação constante e excessiva aliada a ausência de descanso pode ser prejudicial para a saúde física e emocional. Exemplos disso são a diminuição da memória, dificuldade de absorção de novas informações, aumento do cortisol (hormônio do estresse), irritabilidade, ansiedade e estresse, perda de foco, insônia, dores de cabeça ou coluna, entre outros.

Se formos analisar, quando não descansamos o suficiente para darmos prioridade à produtividade, o resultado pode ser o oposto disso: a diminuição da produtividade.

Portanto, descansar faz parte de todo esse processo e se mostra necessário para mantermos corpo e mente funcionando bem.

Veja como as pausas e o lazer podem ajudar nesse período

Segundo matéria da Forbes, pesquisas mostram que, mesmo quando relaxamos, o cérebro não diminui a velocidade nem para de funcionar. O tempo de descanso e relaxamento, na verdade, restaura a atenção e a motivação, estimula a produtividade e a criatividade e é essencial para atingirmos nossos mais altos níveis de desempenho.

Então, da próxima vez que você se sentir culpado por descansar, lembre-se de que está fazendo algo positivo para o seu cérebro.

Descansar significa separar um tempo para relaxar e cuidar de si próprio. É permitir-se uma pausa nos problemas do dia-a-dia para curtir e aproveitar momentos com a família ou animais de estimação, melhorando o humor e a disposição, regulando o sistema cardiovascular e como consequência, melhorando a qualidade de vida.

Planejar a pausa pode ser uma forma de você se permitir relaxar sem se sentir culpado.

  • Faça uma análise do seu dia. Veja quais são os momentos mais tranquilos para você dar uma pausa;
  • Se for fazer uma atividade mais extensa, deixe tempo para um intervalo. Não precisa ser muito tempo, 10 a 15 minutos é perfeito;
  • Divida as suas atividades. Escolha as principais e mais fáceis de realizar primeiro. Depois passe para as mais longas, dividindo-as aos poucos;
  • Respeite os sinais do seu corpo. Não ultrapasse seus limites.
  • Faça algo diferente quando quiser descansar. Pode ser um hobbie, uma leitura ou ouvir música;
  • Seja bom e justo consigo mesmo. Aproveite o momento ao máximo, sem remorso;
  • Você também pode aproveitar este tempo simplesmente para não fazer nada. Que tal um cochilo? Pode ser o que precisava para recuperar a energia.
  • Faça atividades físicas: se exercitar auxilia o corpo na redução das tensões e colabora para o bem-estar mental, proporcionando certa folga momentânea das demandas e urgências.
  • Pratique meditação: Meditar é um exercício muito indicado para auxiliar aqueles que têm pensamentos e rotinas muito aceleradas. A prática possibilita relaxamento físico, espiritual e autoconhecimento, pilares fundamentais para uma boa qualidade de vida.
  • Dedique-se ao lazer: Dedicar-se a um lazer de qualidade, que traz alegria e satisfação é também uma forma de descansar.

Sabemos que a teoria parece mais fácil do que a prática, mas lembre-se de que você estará investindo em saúde e qualidade de vida ao descansar. Nesses momentos, relaxe, priorize atividades que lhe dão prazer e que vão te ajudar a esquecer momentaneamente da rotina corrida do dia-a-dia.

Lembre-se! Grandes ideias podem surgir quando estamos relaxados!

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Luciana Jamas

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Psicóloga na ElevaLife, graduada em Psicologia (2008) é Pos-graduada em Psicologia Hospitalar e da saúde (2011). Formação em psicopatologia (2017). Atuação em Saúde Mental do colaborador desde 2018 e Psicoterapeuta desde 2015.
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