Outubro Rosa: por que o autocuidado é tão importante na prevenção do câncer de mama?

Outubro Rosa: por que o autocuidado é tão importante na prevenção do câncer de mama?

Você tem conseguido parar um pouquinho pra cuidar de si própria?

O mês de Outubro é conhecido como mês da conscientização para o controle do câncer de mama. Esse movimento acontece no mundo todo e foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. 

Essa campanha é extremamente importante, pois, no mundo, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres. Em 2018, ocorreram no mundo 2,1 milhões de casos novos, o equivalente a 11,6% de todos os cânceres estimados. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se que em 2020 teremos 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. 

Embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque contribui para que as mulheres parem, pelo menos uma vez no ano, para ‘se olharem’. 

A saúde da mulher como um todo

Além do cuidado com as mamas, podemos aproveitar esse mês para refletirmos nossa saúde como um todo. Doenças cardiovasculares, câncer de colo do útero, endometriose, entre outras, são doenças que também atingem em grande escala a saúde da mulher. 

Por conta disso é de grande importância não deixar de lado o autocuidado, sendo vigilantes e cuidando sempre da qualidade de nossa rotina e hábitos. 

Os benefícios de uma rotina equilibrada que incluem exercícios físicos, alimentação saudável e horas de lazer, com atividades que te façam se sentir bem, aumentarão a percepção sobre as reações de seu corpo e mente, facilitando assim a identificação mais rápida do aparecimento de ‘desequilíbrios’. 

Ampliar esse olhar também inclui o cuidado com a saúde mental e emocional. Em uma rotina que inclui múltiplos papéis, como de mãe, esposa, trabalhadora, filha, a sobrecarga pode estar presente, e o planejamento para conquistar bem-estar é necessária para lidar com a complexidade do dia a dia. 

Nesse sentido, incluir na rotina cuidados com a beleza, não abrir mão de um hobby, uma atividade social e prazerosa será essencial para relaxar e revigorar. 

Assim, quando a mulher consegue olhar para si, sua vida e sua saúde, ela se fortalece, eleva seu bem-estar e encontra a felicidade durante jornada. Não deixe seu autocuidado de lado!

Luciana Jamas

View posts by Luciana Jamas
Psicóloga na ElevaLife, graduada em Psicologia (2008) é Pos-graduada em Psicologia Hospitalar e da saúde (2011). Formação em psicopatologia (2017). Atuação em Saúde Mental do colaborador desde 2018 e Psicoterapeuta desde 2015.
Scroll to top