Saúde emocional: Como cuidar da saúde mental dos seus colaboradores durante a pandemia.

Dicas e ações práticas para estimular o cuidado de saúde e bem-estar dos seus colaboradores. 

  1. O que é saúde emocional 

  2. Três dicas para cuidar da saúde mental dos colaboradores 

  3. Por que investir em saúde emocional? 

 

Diante de uma pandemia tão desafiadora para nossa saúde física, emocional e social; como estamos vivendo durante a pandemia da Covid-19, empresas preocupadas com a saúde emocional dos seus colaboradores passaram a oferecer programas de atividades como meditação e Yoga, de modo a ajudar suas equipes a desenvolver inteligência emocional para enfrentar os dias difíceis e mantê-las saudáveis para desempenhar seus papéis. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre os países da América Latina, o Brasil é o que mais apresenta tendência à depressão e, também, o país onde estão as pessoas mais ansiosas do mundo. Quadros esses que, com o isolamento e os últimos acontecimentos, acabam se agravando, segundo psiquiatras.  

 

O que é saúde emocional? 

Saúde emocional é muito mais que apenas a ausência de doenças como a depressão ou ansiedade, é o cultivo de emoções positivas com intuito de lidar da melhor forma com as situações do cotidiano. Através desse cultivo intencional de emoções positivas, conseguimos lidar melhor com emoções contrárias como a raiva, a tristeza, a angústia ou desânimo. 

É possível desenvolver habilidades como a resiliência e o equilíbrio apenas apostando na saúde emocional e no autoconhecimento. Com isso, as percepções das emoções vão se tornando mais fáceis de identificar e manejar. 

 

3 dicas para cuidar da saúde mental dos colaboradores 

Além dos cuidados profissionais, novas práticas e hábitos que podemos adotar no dia a dia, ajudarão seus colaboradores a enfrentarem esse momento com mais saúde emocional.

  1. Fortaleça contatos – Com a quarentena, muitas pessoas tiveram que se isolar – muitas vezes sozinha – e, com essa mudança, foi inevitável a intensificação dos sentimentos e emoções. Sabemos que ignorar sentimentos (que podem ser de tristeza, angústia, preocupação ou receio) não é saudável, por isso, incentive suas equipes a manter o bom relacionamento. Assim, terão um clima organizacional mais agradável, se sentirão mais confortáveis para expressarem os sentimentos e se apoiarem.

  2. Incentive a cultivar bons hábitos – incentive suas equipes a cultivar um estilo de vida mais saudável com práticas de exercícios físicos, alimentação equilibrada e, principalmente, o descanso adequado. Claro que isso inclui incentivar, também, os colaboradores a se manterem longe de hábitos nocivos à saúde, como o abuso de bebidas alcoólicas e o tabagismo.  Segundo estudos, a prática de exercícios físicos tem um impacto positivo na redução da ansiedade, do estresse e da depressão.
  3. Incentive a desligar-se – Uma das formas de desenvolver o autoconhecimento é tirando um tempo para cuidar de si. Essa prática pode fazer com que seus colaboradores enfrentem as situações que estamos passando de maneira mais leve e confiante. Então, é benéfico para empresa e colaborador o encorajamento que líderes e gestores podem fazer a suas equipes quanto à desconexão de noticiários e do trabalho por um momento; realizando, assim, uma atividade que ofereça prazer ou, simplesmente, que os mantenham relaxados. Desde modo, será mais fácil que seus colaboradores identifiquem as emoções e possam lidar da melhor maneira com elas. 

 

Como transformar essas dicas em um plano de ação:  

  1. Promova um encontro online para os seus colaboradores em home office ou grave uma sequência de vídeos curtos, feito através de um bom smartphone caso você não tenha recursos. É muito importante dialogar sobre essas orientações educativas de bem-estar.
  2. Promoção de desafios. Que tal uma competição de emagrecimento? Ou um campeonato online dentro de um circuito fechado com abdominais, flexões ou lançamento de dardos? Você pode achar que essa questão mais lúdica não cabe na sua empresa, mas pense bem! O que as pessoas fazem quando estão de férias, na casa de campo, ou na praia? Elas brincam! De uma forma ou de outra, as pessoas adultas brincam.
  3. Estimule seus colaboradores ao hábito da leitura, podcasts ou mesmo a aprender uma nova habilidade. Então que tal uma lista, com 10 indicações de livros? Ou um assunto interessante em um canal no YouTube? Como as pessoas são diferentes, naturalmente cada um encontra descanso em lugares e formas diferentes. Através de uma pesquisa simples, feita por um formulário Google você poderá descobrir mais sobre esses aspectos de seus colaboradores.

Gostou dessas dicas? Quer estruturar um programa de Bem-estar e saúde? Clique aqui e fale conosco!

  

Por que investir em saúde emocional? 

Conforme informações apresentadas pela Federação Mundial de Saúde Mental, a cada cinco colaboradores, pelo menos um apresenta sinais de desgaste emocional. Situação que pode gerar perda de memória, diminuição na capacidade de concentração e fadiga.  Caso que se agravou nos últimos meses, visto que milhares de pessoas foram afetadas emocionalmente com as mudanças repentinas.

E se antes, conflitos e eventuais desentendimentos eram inevitáveis, agora, com os sentimentos aflorados, nossas equipes precisam estar preparadas e ter inteligência emocional para saber lidar com situações de estresse, ansiedade e até mesmo para driblar a depressão

Dados alarmantes da OMS revelam que questões psicológicas são a segunda maior causa de afastamentos no trabalho. Sendo assim, garantir o bem-estar físico e emocional dos seus colaboradores evita insatisfação e baixa produtividade. Além disso, segundo estudos realizados pela PwCum colaborador feliz é três vezes mais criativo, vende 37% mais e é 31% mais produtivo.

Gerar um ambiente acolhedor ao colaborador, o motivará a expressar suas emoções e tornará o ambiente mais interativo, inovador e bem visto aos olhos dos stakeholders. Para isso, a Eleva atua com programas que ajudarão suas equipes a manter o equilíbrio e estar preparados emocionalmente para enfrentar os desafios.

Quer saber mais, clique aqui e conheça mais sobre o que fazemos e nossos resultados!

Redação ElevaLife

View posts by Redação ElevaLife
Conteúdos sobre bem-estar, saúde e produtividade produzidos por uma Equipe Multidisciplinar. A ElevaLife é uma empresa de Educação em Saúde determinada a impactar positivamente os resultados de empresas por meio da melhora da saúde e bem-estar de seus colaboradores.
Scroll to top