top of page
Foto do escritorElevaLife

Ergonomia no Trabalho Remoto: Cuidados essenciais para o bem-estar do seu corpo em casa

Atualizado: 28 de fev.

Trabalhar em casa se tornou uma realidade para muitas pessoas ao redor do mundo, trazendo uma série de mudanças na forma como realizamos nossas atividades diárias. Mas você já parou para pensar nos possíveis impactos que o trabalho remoto pode ter em nossos corpos?

trabalho em casa

Uma recente reportagem publicada no blog da Furniture at Work, uma renomada empresa do Reino Unido especializada em mobiliário de escritório, aborda esse tema de forma abrangente e preocupante. Intitulada "From Claw Hands to Hunchbacks: How Working From Home Could Affect Our Bodies" (tradução livre: "De mãos em forma de garra a corcundas: como o trabalho em casa pode afetar nossos corpos"), a matéria explora os efeitos físicos que a falta de ergonomia adequada no ambiente de trabalho doméstico pode causar.


O artigo traz à tona questões como o posicionamento inadequado do corpo, o uso prolongado de dispositivos eletrônicos sem pausas adequadas e a falta de mobiliário ergonômico. Além disso, destaca como esses fatores podem levar a problemas de saúde, desde dores crônicas e lesões musculares até problemas posturais, como a temida corcunda.


É fundamental estarmos conscientes dessas questões e tomarmos medidas para criar um ambiente de trabalho em casa mais saudável e seguro. Acompanhe nosso próximo artigo, no qual compartilharemos dicas valiosas e soluções práticas para ajudar a minimizar esses impactos negativos e promover uma melhor qualidade de vida enquanto trabalhamos de forma remota.



Veja abaixo o que diz o artigo:


Buscamos pesquisas científicas e trabalhamos com especialistas em saúde para explorar completamente os efeitos potencialmente prejudiciais à saúde de trabalhar em casa, antes de trabalhar com um designer 3D para criar um futuro humano cujo corpo mudou fisicamente devido ao uso consistente de laptops e smartphones, má postura e uma dieta não saudável.


Anna pode ser o futuro do trabalho remoto?

Anna: O futuro do trabalho remoto

Má postura e costas curvadas

Má postura



Costas curvadas

O uso regular da tecnologia levando à má postura sempre foi um risco, mas com muitas pessoas trabalhando em casa optando por trabalhar do sofá ou de suas camas, isso só poderia piorar. Nem todo mundo tem espaço ou dinheiro para uma configuração de mesa profissional em casa, e isso pode significar horas gastas todos os dias com uma tensão arqueada nas costas e no pescoço. Anos trabalhando dessa forma podem desequilibrar a coluna e puxar o tronco na frente dos quadris, levando a uma aparência curvada para trás.


O Dr. LS Wang, um cirurgião ortopédico internacionalmente publicado, premiado e com dupla bolsa de estudos, com mais de 18 anos de experiência clínica, nos disse:


"A falta de movimentos regulares e ineficiências ergonômicas podem levar a distúrbios musculoesqueléticos (DME). Dores crônicas e condições degenerativas também podem se desenvolver por causa da posição sentada prolongada e inadequada (especialmente quando ninguém está assistindo)."


A Dra. Sony Sherpa, médica holística da Nature's Rise, uma empresa de bem-estar orgânico, acrescentou:


"Ergonomia deficiente ou mobiliário inadequado podem causar efeitos colaterais adversos, incluindo dor no pescoço e nas costas e síndrome do túnel do carpo."


Para evitar dores nas costas e no pescoço enquanto trabalham em casa, os trabalhadores remotos devem fazer pausas regulares para alongar e mover seus corpos. Também é importante comprar móveis ergonômicos que apoiem sua postura. Uma cadeira deve apoiar um encosto reto, e sua mesa deve estar na altura certa para que você possa descansar confortavelmente seus braços enquanto digita.


Humanos com mãos de garra

Mãos de garras

Um olhar mais atento às mãos de Anna revela uma mudança anatômica significativa causada diretamente pelo uso extensivo da tecnologia. Neste caso, longas horas usando um mouse ou smartphone enquanto trabalham em casa, enrolando os dedos em uma posição não natural, podem causar lesões por esforço repetitivo (LER) e "mão de garra" permanente para trabalhadores remotos do futuro.




Telas que causam olhos vermelhos

Telas que causam olhos vermelhos

Usar telas pode ser prejudicial para os olhos, especialmente em um ambiente de trabalho não projetado para longos períodos sentado e concentrado. Sem luz natural suficiente ou as luzes brilhantes fornecidas nos escritórios comerciais, os trabalhadores remotos estarão colocando pressão extra em seus olhos, o que pode levar a dores de cabeça. Um estudo de 2021 revelou que um em cada três trabalhadores remotos no Reino Unido tem queixas sobre fadiga ocular no final de cada dia, e os danos de longo prazo que você pode causar aos seus olhos são refletidos em nosso modelo 3D. Anna tem os olhos escuros e inchados depois de anos apertando os olhos e olhando para seu laptop ou smartphone sem luz natural adequada.


Sarah Gibson, diretora de saúde proativa, sugere que uma das maneiras de evitar danificar nossos olhos é seguindo a regra 20-20-20.


"Tente desviar o olhar da tela a cada 20 minutos por 20 segundos e se concentrar em algo a 20 metros de distância. Esta é uma ótima maneira de evitar a fadiga ocular enquanto trabalha em casa."


Sedentarismo e Ganho de Peso

Sedentarismo e ganho de peso no trabalho remoto


Sedentarismo e ganho de peso no trabalho remoto

O trabalho remoto significou que os deslocamentos matinais regulares agora podem ser coisa do passado. E embora evitar a hora do rush e poder começar a trabalhar assim que sair da cama possa ter seus pontos positivos, perder esses passos extras pela manhã pode levar a problemas de saúde.


Existem várias razões pelas quais trabalhar em casa pode fazer com que as pessoas ganhem peso. Você não precisa sair de casa para se deslocar e, ao trabalhar em um escritório comercial, é mais provável que você caminhe para diferentes salas de reunião, se mova entre mesas e faça pausas regulares para bebidas. Essa falta de atividade física em casa pode aumentar o risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.


Trabalhar em casa também significa que você nunca está muito longe do armário de lanches. Realizar pequenos lanches ao longo do dia aumenta nossa ingestão calórica, contribuindo para o ganho de peso. Em nosso modelo 3D, Anna tem uma aparência acima do peso. Não sair de casa e fazer lanches regulares fez com que ela tivesse a pele pálida e insalubre, enquanto a falta de movimento e carregar o peso extra resultou em membros inchados.


O Dr. JB Kirby, enfermeiro doutor com 38 anos de experiência, diz:


"Sem a necessidade de se deslocar para o trabalho, muitas pessoas se tornam mais sedentárias, levando ao ganho de peso e a um maior risco de desenvolver condições crônicas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas."


A Dra. Sony Sherpa concorda que o ganho de peso pode ser um risco de saúde a longo prazo para os trabalhadores remotos:


"É mais provável que você viva um estilo de vida sedentário quando trabalha em casa. Essa inatividade física pode colocá-lo em maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade."


Saúde mental precária


Os riscos para a saúde trabalhando em casa não são apenas físicos. O escritório não é apenas um lugar para trabalhar, é uma oportunidade de conversar e colaborar com seus colegas pessoalmente. Perder essas interações sociais pode levar a sentimentos de isolamento, ansiedade e depressão entre os trabalhadores remotos, particularmente aqueles que moram e trabalham sozinhos.


Joni Ogle, LCSW, CSAT, CEO da The Heights Treatment, nos disse:


"Sem um equilíbrio preciso entre vida pessoal e profissional, sem horário de expediente ou um local definido para voltar no final de cada dia de trabalho, a ansiedade de não saber quando 'desligar' pode se tornar avassaladora. Podemos começar a sentir que nunca estamos verdadeiramente longe do trabalho, o que pode levar ao esgotamento."


Brian Clark, BSN, MSNA e fundador da United Medical Education, diz que é importante priorizar as conexões sociais se você trabalha em casa:


"Os riscos de longo prazo para a saúde de trabalhar em casa incluem preocupações com a saúde mental, como estresse, solidão e burnout. Para evitar esses riscos, os trabalhadores remotos devem priorizar a conexão social e o autocuidado e estabelecer limites claros entre o trabalho e o tempo pessoal."


Saiba como a ElevaLife pode ajudar:


Na ElevaLife, estamos comprometidos em promover um ambiente de trabalho saudável, produtivo e seguro. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos serviços e como podemos auxiliar sua empresa a implementar a ergonomia de forma eficaz. Juntos, podemos criar um ambiente de trabalho que prioriza o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores.





Saiba mais sobre como podemos te ajudar nesse desafio. Fale com um especialista.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page